Trump se reunirá com assessores sobre Venezuela nesta terça, enquanto EUA aumentam pressão
Tropas americanas realizaram pelo menos 21 ataques a supostos barcos que transportavam drogas no Caribe
Internacional|Da Reuters
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, planeja se reunir nesta terça-feira (2) com os principais assessores para discutir a Venezuela, entre outros tópicos, disseram duas fontes familiarizadas com o assunto.
A reunião no Salão Oval deverá incluir o secretário de Estado, Marco Rubio, o chefe do Pentágono, Pete Hegseth, e outros membros graduados da equipe de Trump, disseram as fontes.
A reunião ocorre no momento em que Trump aumenta a pressão sobre a Venezuela em relação ao que os EUA dizem ser remessas de drogas provenientes daquele país.
No sábado, Trump disse que o espaço aéreo acima e ao redor da Venezuela deveria ser considerado “fechado em sua totalidade”, mas não deu mais detalhes, provocando ansiedade e confusão em Caracas.
Trump confirmou no domingo que havia conversado com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, que os EUA consideram um líder ilegítimo, mas se recusou a fornecer detalhes sobre a conversa.
O governo Trump está avaliando as opções relacionadas à Venezuela para combater o que tem sido retratado como o papel de Maduro no fornecimento de narcóticos que mataram norte-americanos. Maduro negou ter qualquer ligação com narcotráfico.
As forças dos EUA na região têm se concentrado em operações antidrogas, embora o poder de fogo reunido supere em muito o que é necessário para elas. As tropas dos EUA realizaram pelo menos 21 ataques a supostos barcos que transportavam drogas no Caribe e no Pacífico desde setembro, matando pelo menos 83 pessoas.
Os relatos de ações iminentes proliferaram nas últimas semanas, pois os militares dos EUA enviaram forças para o Caribe em meio ao agravamento das relações com a Venezuela.
Ucrânia
A secretária de Imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, apontou, em coletiva de imprensa nesta segunda-feira, que os EUA tiveram “conversas muito boas com ucranianos na Flórida”, sem oferecer mais detalhes.
Na terça, o presidente russo, Vladimir Putin, e o enviado especial da Casa Branca, Steve Witkoff, se encontrarão em Moscou.
A respeito da saúde do presidente norte-americano, a secretária enfatizou que a ressonância magnética feita recentemente por Trump mostrou “excelente saúde”.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp











