Tufão Krathon atinge Taiwan, deixando dois mortos e mais de 120 feridos
A tempestade resultou no cancelamento de voos domésticos e internacionais, além de deixar mais de 100 mil residências sem eletricidade
Internacional|Do R7
Nesta quinta-feira (3), Taiwan foi atingida pelo Tufão Krathon, uma tempestade que trouxe ventos intensos e chuvas torrenciais, concentrando-se principalmente nas regiões sul e sudeste, com foco na cidade portuária de Kaohsiung. Com rajadas de vento de até 162 km/h, o tufão derrubou árvores, placas e causou inundações em várias áreas.
Segundo o jornal The Guardian, as autoridades relataram pelo menos duas mortes e mais de 120 feridos. Uma das vítimas fatais foi um homem que colidiu com rochas caídas enquanto dirigia, e a outra, um idoso que morreu ao cair enquanto podava árvores.
A tempestade também resultou no cancelamento de todos os voos domésticos e de centenas de voos internacionais, além de deixar mais de 100 mil residências sem eletricidade. Mais de 38.000 soldados foram colocados em prontidão, e quase 10.000 pessoas foram evacuadas de áreas montanhosas.
O Tufão Krathon teve um comportamento incomum, atingindo a costa oeste de Taiwan, ao contrário da maioria dos tufões que geralmente afetam a costa leste, que é mais montanhosa e menos populosa.
No início da semana, Krathon alcançou o status de supertufão após passar pelas ilhas do norte das Filipinas. No entanto, ao chegar ao sudoeste de Taiwan, ele parou em mar aberto e enfraqueceu antes de cruzar o litoral como um tufão de categoria 1.
As autoridades tomaram precauções adicionais devido à memória recente do Tufão Gaemi, que atingiu Taiwan em julho como um furacão de categoria 4, causando a morte de 11 pessoas.
Espera-se que Krathon continue a enfraquecer à medida que avança pela planície ocidental de Taiwan, retornando ao status de depressão tropical antes de atingir a capital, Taipei, nesta sexta-feira (4).