Turcomenistão insiste que não tem casos confirmados de coronavírus
País faz fronteira com Irã, que tem mais de 85 mil casos, Afeganistão, com 1.700 infectados e Uzbequistão e o Cazaquistão que juntos tem 4 mil doentes
Internacional|Da EFE

O vice-premiê e ministro dos Negócios Estrangeiros do Turquemenistão, Rashid Merédov, garantiu que em seu país não há casos confirmados de coronavírus e que, se algum tivesse sido registrado, ele teria informado a Organização Mundial de Saúde (OMS).
"Se apenas um caso tivesse sido registrado no Turquemenistão, teríamos informado nossos parceiros internacionais, a OMS," disse Merédov em uma reunião com diplomatas credenciados em Ashgabat, informou a agência russa Interfax nesta quinta-feira (23).
"Não escondemos nada, somos um país aberto", enfatizou.
No início do mês, jornalistas e organizações internacionais denunciaram que as autoridades turquemenas censuram todas as informações relacionadas ao coronavírus no país da Ásia Central, antiga república soviética.
O Turquemenistão faz fronteira com o Uzbequistão e o Cazaquistão ao norte, países onde, juntos, existem cerca de 4 mil casos de covid-19 e ao sul, com o Irã (mais de 85 mil casos e 5.300 mortes) e o Afeganistão (cerca de 1.700 casos).
O país da Ásia Central ocupa a última posição (180 de 180) no Índice Mundial da Liberdade de Imprensa RSF 2019, abaixo da Coréia do Norte, tornando-o um dos estados mais herméticos do mundo.












