Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Turquia oferece recompensa por jornalista exilado na Alemanha

Can Dündar foi condenado a mais de 27 anos de prisão por ter publicado documentos considerados sigilosos pela Justiça do país

Internacional|

Can Dündar está exilado na Alemanha
Can Dündar está exilado na Alemanha Can Dündar está exilado na Alemanha

As autoridades da Turquia incluíram nesta sexta-feira (30), na lista de procurados com recompensa financeira, o jornalista turco Can Dündar, condenado no país por ter publicado notícias confidenciais. Ele está exilado na Alemanha.

O nome de Dündar consta na "lista cinza" de pessoas acusadas de terrorismo na Turquia, que oferece até 500 mil liras (cerca de R$ 140 mil) por informações que comprovem os crimes dos suspeitos ou facilitem a sua detenção.

Essa lista do Ministério do Interior abrange pouco mais de mil pessoas e é a menos importante das cinco categorias existentes — vermelha, azul, verde, laranja e cinza, sendo a “vermelha” aquela que oferece maiores recompensas, de até 10 milhões de liras (R$ 2,8 milhões).

Dündar, que vive exilado na Alemanha desde 2016, foi condenado em dezembro de 2021 a 27 anos e seis meses de prisão pelos crimes de espionagem e terrorismo, por ter publicado informações que os tribunais consideraram “segredo de Estado”.

Publicidade

O jornalista era diretor do jornal turco Cumhuriyet em 2015 quando publicou algumas fotografias de um envio de armas da Turquia para a Síria em caminhões protegidos por agentes dos serviços secretos turcos, realizado um ano antes.

Junto com vários colaboradores, foi acusado de pertencer ao banido Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), à guerrilha marxista curda e à confraria islamita do pregador Fethullah Gülen — apesar de ambos os movimentos serem ideologicamente opostos, e o jornal, de centro-esquerda, não estar na órbita de nenhum deles.

Na lista cinza, Dündar aparece apenas como ligado à confraria gülenista, embora na Turquia ele continue sujeito a um processo em andamento devido aos protestos antigovernamentais de 2013, junto com outras figuras da intelectualidade de esquerda turca.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.