Turquia previne atentados terroristas no fim do ano com mais de 100 prisões; suspeitos seriam do Estado Islâmico
Pesquisador Lier Ferreira elogiou agilidade das autoridades turcas, mas vê grande risco em possíveis novos ataques
Internacional|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
Na Turquia, 115 suspeitos de planejar ataques terroristas nas festas de fim de ano foram detidos em Istanbul. As investigações indicam que eles fariam parte do grupo terrorista Estado Islâmico, o que segundo as autoridades representaria uma ameaça internacional. Além dos membros, a polícia também apreendeu armas, munições e documentos que detalhavam os planos por trás dos ataques. As ações foram planejadas contra a população do país que o grupo considera não-muçulmana. Mais de 20 extremistas ainda são procurados. Todas as informações foram confirmadas pela Procuradoria Geral de Istambul.
O pesquisador do núcleo de estudos dos países Brics da UFF (Universidade Federal Fluminense) Lier Ferreira lembrou durante o Conexão Record News desta sexta (26) que a Turquia possui uma população cristã bastante ampla e que os ataques planejados ocorreriam em diversas regiões do país, o que indica um risco muito grande para a segurança local caso os suspeitos estejam de fato vinculados ao Estado Islâmico. Ferreira aponta que o grupo domina o Afeganistão, país que foi ocupado pelos Estados Unidos durante duas décadas.
Apesar do domínio americano, no início do governo de Joe Biden em 2021 ocorreu uma fuga em massa e mais de 120 mil pessoas foram retiradas do país, entre elas estrangeiros norte-americanos e civis afegãos, após o grupo retomar o controle do governo.
Ao saber dos riscos que o Estado Islâmico representa, o pesquisador fica tranquilizado ao ver a agilidade da polícia turca: “É muito reconfortante saber que as autoridades turcas conseguiram neutralizar esses ataques e prender a maior parte dos suspeitos”.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o appaqui!









