Turquia rejeita cessar-fogo na região síria de Afrin
Governo turco lança vídeo com objetivo de demonstrar que rebeldes da Síria, apoiados por turcos, combate a milícia curda do YPG, considerada terrorista
Internacional|Do R7
A Turquia rejeitou com intensidade, nesta quarta-feira (28), o pedido de países do Ociedente de suspensão de sua ofensiva no noroeste da Síria. A negação do pedido veio por meio de um video lançado na internet, com o objetivo de demonstrar que os rebeldes da Síria, apoiados por turcos, entraram em conflito com a milícia curda do YPG durante um avanço no distrito oriental de Afrin.
Ancara disse que a resolução das Nações Unidas que exige um cessar-fogo de 30 dias em toda a Síria não se aplica à operação militar, que dura cinco semanas em Afrin, contra a o YPG, considerado um grupo terrorista pela Turquia.
Os vídeos publicados on-line mostram os rebeldes da Síria, de origem turca, disparando rifles e uma arma de artilharia contra a milícia curda.
Leia também
Em declarações dirigidas a dois aliados da OTAN, EUA e França, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Turquia disse que não tem fundamento o apelo do Departamento de Estado dos EUA de que a Turquia deve "voltar atrás e ler" a resolução de cessar-fogo.
O funcionário também negou que Paris tenha dito a Ancara que a trégua também se aplica à campanha em Afrin.