Logo R7.com
RecordPlus

Ucrânia destrói avião a laser ultrassecreto da Rússia em ataque a base militar; vídeo

Aeronave de Moscou disparava por até 50 segundos contra alvos a 40 km de distância

Internacional|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A Ucrânia destruiu o raro avião a laser A-60 em um ataque noturno ao complexo aeronáutico de Taganrog, em Rostov.
  • O ataque foi conduzido com drones e mísseis de cruzeiro Neptune e imagens mostraram o protótipo envolto em bolas de fogo.
  • O A-60 era um dos dois únicos protótipos produzidos e integrava testes de sistemas laser soviéticos instalados em aeronaves.
  • A Rússia respondeu horas depois com um ataque combinado que atingiu várias regiões ucranianas com drones Shahed e mísseis Kinzhal.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O A-60 é considerado um marco tecnológico da era soviética
O A-60 é considerado um marco tecnológico da era soviética Reprodução/X

A Ucrânia destruiu um dos projetos mais reservados da aviação militar russa ao atingir, na madrugada de terça-feira (25), o complexo aeronáutico de Taganrog, em Rostov, Rússia.

O ataque de Kiev, conduzido com drones e mísseis de cruzeiro Neptune, atingiu o avião a laser A-60. Imagens registraram o protótipo envolto em bolas de fogo após as explosões.


Autoridades regionais informaram que três pessoas morreram quando os projéteis atingiram armazéns, prédios industriais e blocos residenciais próximos. O A-60 é considerado um marco tecnológico da era soviética e um dos dois únicos protótipos produzidos.

O modelo, baseado em um Il-76MD, estava em Taganrog havia cerca de vinte anos. Ele possuía um radome frontal, uma torreta laser retrátil e dois geradores de 2,1 megawatts instalados ao lado do trem de pouso.


Técnicos militares citados pela imprensa ucraniana afirmam que o sistema foi projetado para disparar por até cinquenta segundos contra alvos a quarenta quilômetros de distância. Testes anteriores já haviam sido realizados contra balões e uma aeronave-alvo.

Kiev afirmou que a operação destruiu também um hangar usado para modernizar bombardeiros estratégicos capazes de transportar mísseis Kh-101 adicionais. Emissoras de TV ucranianas sugeriram que o alvo principal poderia ter sido uma unidade S-400 instalada na base.


Leia mais:

Autoridades da cidade russa Novorossisk relataram que seis pessoas ficaram feridas e vinte casas foram danificadas após outra ofensiva ucraniana com drones.

Moscou respondeu horas depois com um ataque em larga escala. O Ministério da Energia da Ucrânia informou que a Rússia lançou “um ataque combinado massivo” que atingiu as regiões de Kiev, Odessa, Chernihiv, Dnipropetrovsk e Kharkiv, com drones Shahed e mísseis balísticos Kinzhal.


Na capital ucraniana, seis pessoas morreram e quatorze ficaram feridas quando mísseis atingiram blocos residenciais. Os impactos provocaram incêndios e deixaram dezenas de milhares de moradores sem energia. Autoridades regionais relataram ainda que drones russos violaram o espaço aéreo da Moldávia e da Romênia, movimento que levou Bucareste a acionar caças Eurofighter e F-16.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.