Ucrânia diz que russos sequestraram prefeito de Melitopol
Ivan Fedorov teria sido capturado pelo militares da Rússia quando se encontrava no centro de crise da cidade
Internacional|Do R7, com informações da AFP e da Reuters
A Ucrânia acusou nesta sexta-feira (11) as forças russas de violarem o direito internacional ao raptar o prefeito de Melitopol, Ivan Fedorov, cidade do sudeste ucraniano que está sob controle russo após a invasão do país.
A Rússia não comentou sobre o destino do prefeito Fedorov. A Ucrânia diz que forças russas o raptaram depois de acusá-lo falsamente de terrorismo.
"O sequestro do prefeito de Melitopol é classificado como crime de guerra sob as Convenções de Genebra e o Protocolo Adicional, que proíbe a tomada de reféns civis durante a guerra", disse o Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia em comunicado.
Segundo a AFP, Fedorov foi detido quando se encontrava no centro de crise da cidade, situado a cerca de 120 km a sul de Zaporizhia, para tratar de questões de abastecimento.
"Hoje, em Melitopol, os invasores capturaram o prefeito da cidade, Ivan Fedorov. Um prefeito que defende corajosamente a Ucrânia e os membros de sua comunidade", disse Volodimir Zelenski mais tarde em um vídeo.
"Este é claramente um sinal da fraqueza dos invasores. [... ] Eles entraram em um novo estágio de terror no qual estão tentando eliminar fisicamente representantes de autoridades ucranianas locais legítimas", disse ele.
O vice-chefe da administração presidencial ucraniana, Kirill Tymoshenko, postou anteriormente no Telegram um vídeo mostrando à distância soldados saindo de um prédio segurando um homem vestido de preto com a cabeça aparentemente coberta com uma bolsa preta.
De acordo com a Rada, outros funcionários da região, como a vice-chefe do conselho regional de Zaporizhia, Leyla Ibragimova, foram capturados e libertados dias atrás.
Antes do início da invasão em 24 de fevereiro, Melitopol tinha pouco mais de 150 mil habitantes.
" gallery_id="621fce65c012ad204a00044d" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/internacional/ucrania-diz-que-russos-sequestraram-prefeito-de-melitopol-27062022"]