Ucrânia diz ter repelido ataque russo contra base militar em Kiev; explosões são ouvidas pela cidade
Exército da Rússia tentou invadir unidade militar localizada nos arredores da região central da capital ucraniana e tomar o controle
Internacional|Do R7, com informações da EFE
O presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, afirmou neste sábado (26) que as Forças Armadas do país "descarrilaram" o ataque planejado da Rússia à capital ucraniana, Kiev. De acordo com Zelenski, a Rússia usou "tudo" na ofensiva, desde combatentes e sabotadores até tropas aerotransportadas.
"Posso começar com boas notícias: temos resistido e estamos repelindo com sucesso os ataques inimigos. A luta continua em muitas cidades e regiões de nosso país. Kiev e as principais cidades ao redor da capital são controladas pelo nosso Exército", declarou o político em discurso à nação.
Autoridades locais informaram que algumas explosões ouvidas em Kiev na noite da sexta-feira (25) se deviam a tentativas da Rússia de atacar uma estação de energia, enquanto em Vasilkov, a 37 km da capital, era travada uma dura batalha, de acordo com as Forças Armadas ucranianas.
"Explosões em Kiev, o que se sabe?", escreveu a Administração Estatal da Cidade de Kiev em seu canal no Telegram, ao explicar que "o inimigo está tentando atacar o CHP-6 [estação de energia] perto de Troieschyna", no norte da capital, e que "as Forças Armadas dão combate".
As sirenes antiaéreas soaram na cidade para pedir aos cidadãos que entrassem nos abrigos. A estação de energia CHP-6 é a mais potente central fornecedora de calor e eletricidade na Ucrânia.
Também foram registrados ataques perto da estação de metrô Beresteiska, na capital ucraniana.
"Atualmente estão atacando a unidade militar perto da estação de metrô Beresteiska", escreveu no Telegram o Serviço Estatal de Comunicações Especiais e Proteção, acrescentando, ao citar o canal ICTV, que também foram ouvidos, durante dez minutos, mais de 50 tiros e explosões no bairro de Shulyavka e no zoológico.
Além disso, 37 km a sudoeste, "a resistência continua em Vasylkiv, onde as tropas inimigas estão tentando desembarcar", disse a mesma fonte.
O comando das Forças Armadas ucranianas informou pelo Facebook sobre a ocorrência de "intensos combates na cidade de Vasilkov, na região de Kiev, onde os ocupantes estão tentando aterrissar [aviões com] um grupo de desembarque".
A entidade afirmou que à 1h30 do horário local (19h30 em Brasília), um caça Su-27 da Força Aérea da Ucrânia "atacou com sucesso os aviões de transporte militar IL-76 MD das forças de ocupação russas e destruiu o inimigo".
Mais cedo, o presidente ucraniano Volodmir Zelenski disse que a noite deste sábado seria difícil, prevendo que a Rússia tentaria invadir Kiev e outros locais.
"Posso dizer com absoluta honestidade: esta noite será mais difícil do que o dia. Muitas cidades do nosso Estado estão sob ataque: Chernobyl, Sumy, Kharkiv, o Donbass, no sul. Especial atenção a Kiev: não se pode perder a capital", afirmou às Forças Armadas em novo discurso para a nação divulgado pelo Telegram.