‘Ucrânia é dependente da ajuda ocidental’, alega especialista
Novas pressões são feitas aos aliados europeus para o uso dos ativos russos congelados; entenda
Internacional|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
Em meio a novos ataques da guerra no Leste Europeu, a Ucrânia vem pressionando os aliados da Europa sobre a decisão política do uso de “empréstimo de recuperações” dos ativos russos congelados.
Os líderes europeus ainda não chegaram a um veredito, mas devem voltar a discutir a liberação do empréstimo de US$ 163 bilhões para a reconstrução do território ucraniano durante a cúpula do dia 18 de dezembro.
O professor em política internacional Paulo Velasco explicou, em entrevista ao Conexão Record News, que desde a origem do conflito armado russo-ucraniano, a Ucrânia tem buscado sensibilizar os atores ocidentais a fim de ampliar a ajuda econômica e militar no país, com solicitações do aumento das sanções contra a Rússia: “A Ucrânia é dependente dessa ajuda ocidental”, diz.
Ainda segundo Paulo Velasco, o congelamento de ativos russos na Europa e o possível empréstimo à Ucrânia é um tema delicado e que pode causar controvérsia, uma vez que o Kremlin ainda quer reaver esses recursos, que fazem parte das reservas internacionais da Rússia.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!













