Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ucrânia levanta hipótese de 'ataque terrorista' contra gasodutos europeus Nord Stream

O país ainda afirmou que os vazamentos de gás teriam sido planejados por Moscou em um ato contra a União Europeia

Internacional|

Vazamentos nos gasodutos Nord Stream causaram bolhas no mar Báltico
Vazamentos nos gasodutos Nord Stream causaram bolhas no mar Báltico Vazamentos nos gasodutos Nord Stream causaram bolhas no mar Báltico

A Ucrânia declarou nesta terça-feira (27) que os vazamentos nos gasodutos Nord Stream, que transportam gás russo para a Europa, provavelmente foram causados por um "ataque terrorista". O país afirmou ainda que a ocorrência teria sido planejada por Moscou contra a União Europeia.

"O vazamento de gás em grande escala no Nord Stream 1 não é nada mais do que um ataque terrorista planejado pela Rússia e um ato de agressão contra a União Europeia", disse o assessor presidencial ucraniano, Mikhailo Podoliak, no Twitter.

Podoliak acusou a Rússia de tentar "desestabilizar a situação econômica na Europa e causar pânico antes do inverno".

As autoridades escandinavas informaram na terça-feira que foram identificados dois vazamentos no gasoduto Nord Stream 1 — um no Mar Báltico, na zona econômica da Dinamarca, e o outro na Suécia, horas após ter sido relatada uma queda de pressão no traçado Nord Stream 2.

Publicidade

Ambos os dutos estão fora de serviço, mas ainda cheios de gás, o que explica os vazamentos.

Enquanto isso, explosões submarinas foram registradas antes que os vazamentos fossem detectados, de acordo com um especialista em sismologia sueco, que os atribuiu, provavelmente, a detonações.

Publicidade

Leia também

A Rússia disse nesta terça-feira que estava "extremamente preocupada" com os vazamentos detectados e acrescentou que não descarta "nenhuma hipótese", incluindo sabotagem.

A primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, afirmou que é "difícil imaginar que seja um acidente", acrescentando também que não se pode descartar um ato de sabotagem.

O Nord Stream, o consórcio que opera o gasoduto, destacou que até o momento não é possível observar nem avaliar os danos, mas admitiu o caráter excepcional da situação.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.