Ucrânia luta contra a xenofobia russa, diz presidente ucraniano no Parlamento Europeu
Volodmir Zelenski desembarcou na Bélgica após breves passagens pelo Reino Unido e pela França
Internacional|Do R7, com AFP
O presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, desembarcou nesta quinta-feira (9) em Bruxelas, na Bélgica, para participar em uma reunião de cúpula de líderes da União Europeia (UE), mas antes discursou no Parlamento Europeu.
Em sua fala, o líder ucraniano destacando os esforços de seu país para resistir aos ataques russos.
"Estamos nos defendendo da força mais antieuropeia do mundo moderno. Estamos nos defendendo e estamos defendendo vocês", disse Zelenski.
Segundo o presidente ucraniano, Moscou quer fazer a xenofobia voltar para a Europa, um comportamente que reprime pessoas que são estrageiras, e afirmo que a Rússia que destruiur o "estilo de vida europeu" e que ele não permitirá que isso aconteça.
O ucraniano ressaltou o interesse de seu país em fazer parta da União Europeia. "Nós queremos voltar para casa, para a Europa". Segundo Zelenski, seu país compartilha valores com a Europa e não com a Rússia.
A presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, afirmou que a "Ucrânia é Europa e o futuro do país está na União Europeia".
Metsola disse que os países da UE "devem considerar a entrega de sistemas de longo alcance e os caças que vocês precisam para proteger esta liberdade que muitos consideram algo garantido".
A frase de Metsola é uma referência ao principal tema da visita de Zelensky: convencer os aliados europeus a acelerar o envio de armas e também a ceder aviões de combate à Ucrânia.
Segunda viagem ao exterior
O presidente ucraniano, que chegou a Bruxelas procedente de Paris, visitou na quarta-feira (8) o Reino Unido e a França, em sua segunda viagem ao exterior desde o início da guerra, em 24 de fevereiro de 2022.
Na quarta-feira à noite ele se reuniu com o presidente francês Emmanuel Macron e com o chefe de Governo alemão, Olaf Scholz.
Leia também
Antes da rápida viagem pela Europa, Zelensky fez em dezembro uma visita relâmpago a Washington, onde se reuniu com o presidente americano, Joe Biden, na Casa Branca.
A presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, considerou a visita do chefe de Estado ucraniano "um dia histórico para a Europa".