Ucrânia lutará até a 'vitória', diz Zelenski em mensagem ao povo
Presidente destacou que deseja apenas o triunfo na guerra sobre a Rússia, que completará um ano em fevereiro de 2023
Internacional|Do R7
O presidente ucraniano, Volodmir Zelenski, assegurou, neste sábado (31), em mensagem de fim de ano, que a Ucrânia vai continuar lutando até a "vitória" na guerra contra a Rússia e até recuperar todos os territórios ocupados ou anexados por Moscou.
"Lutaremos e continuaremos lutando. Para tornar realidade esta palavra: a vitória", declarou Zelenski em discurso de fim de ano, no qual disse esperar que 2023 seja "o ano da recuperação [...] das nossas terras".
O ano de 2022 foi aquele em que a "Ucrânia mudou o mundo", acrescentou Zelensky, referindo-se à resistência frente à invasão russa.
"Disseram-nos que nos rendêssemos. Mas escolhemos o contra-ataque! Disseram-nos que fizéssemos concessões e acordos. Mas nos uniremos à Otan e à União Europeia", acrescentou o presidente.
Depois que nos últimos meses se multiplicaram os bombardeios russos às infraestruturas de energia ucranianas, Zelenski destacou "a resistência a todas as ameaças, aos bombardeios, às bombas de fragmentação, aos mísseis de cruzeiro, à escuridão e ao frio".
"Quero desejar-lhes uma coisa a cada um de nós: a vitória. É o essencial. O único desejo para todos os ucranianos", disse no encerramento da mensagem.
Ucrânia derruba mais de 50 mísseis russos em nova série de ataques em várias partes do país