Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ucrânia pede aumento significativo da ajuda militar após referendos russos de anexação

Kiev diz que consulta popular da Rússia é 'farsa' e também uma 'violação da soberania ucraniana'

Internacional|

Homem coloca placa referente ao referendo russo na Ucrânia onde se lê "sim"
Homem coloca placa referente ao referendo russo na Ucrânia onde se lê "sim" Homem coloca placa referente ao referendo russo na Ucrânia onde se lê "sim"

O governo da Ucrânia pediu nesta quarta-feira (28) ao Ocidente um aumento "significativo" da ajuda militar depois que autoridades pró-Rússia de quatro regiões ocupadas do país proclamaram vitória em referendos controversos de anexação.

"A Ucrânia pede à UE, Otan e ao G7 que aumentem a pressão sobre a Rússia de maneira imediata e significativa, incluindo a imposição de novas sanções duras, assim como um aumento significativo da ajuda militar à Ucrânia", afirmou o ministério das Relações Exteriores em um comunicado.

O ministério mencionou em particular "tanques, aviões de combate, veículos armados, artilharia de longo alcance, material antiaéreo e equipamento de defesa antimísseis".

Kiev também pediu a "todos os Estados e organizações internacionais que condenem imediatamente as ações ilegais do Kremlin nos territórios temporariamente ocupados da Ucrânia e aumentem o isolamento da Rússia".

Publicidade

Na terça-feira (27) à noite, as autoridades designadas por Moscou para quatro regiões ocupadas da Ucrânia reivindicaram vitória em referendos de anexação considerados "farsas" por Kiev e seus aliados.

O chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Josep Borrell, criticou os referendos, que chamou de votações "ilegais", com resultados "falsificados". 

"Esta é outra violação da soberania da Ucrânia e de sua integridade territorial, em meio a abusos sistemáticos dos direitos humanos", acrescentou.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.