Ucrânia pede que Irã leve culpados por queda de avião à Justiça
Zelensky exigiu ainda que o governo iraniano devolva os corpos das vítimas, pague indenizações às famílias e faça um pedido de desculpa oficial
Internacional|Do R7
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse neste sábado que espera que o Irã leve à Justiça os responsáveis pela queda de avião ucraniano, que matou 176 pessoas na última quarta-feira. O Irã admitiu que o Boeing 737, que saiu de Teerã com destino à Kiev, capital ucraniana, foi derrubado por mísseis iranianos.
Zelensky usou o Twitter para pedir ainda que o governo iraniano devolva os corpos das vítimas, pague indenizações às famílias e faça um pedido de desculpa oficial.
Além disso, o político ucraniano disse que a “investigação deve ser completa, aberta e continuar sem atrasos ou obstáculos”.
O presidente do Irã, Hassan Rouhani, classificou como “imperdoável” e “desastroso” o erro humano que derrubou o avião ucraniano. Ele garantiu que as investigações continuam, lamentou o “erro desastroso” e enviou condolências às famílias das vítimas.
Já o embaixador iraniano no Reino Unido, Hamid Baejdinejad, se retratou neste sábado após ter garantido à imprensa britânica um dia antes que mísseis do Irã não poderiam ter derrubado o avião ucraniano.
“Transmiti as conclusões oficiais das autoridades responsáveis do meu país. Peço desculpa e lamento por transmitir informações erradas”.