Rússia x Ucrânia

Internacional Ucrânia precisará de 5 a 7 anos para desminar território

Ucrânia precisará de 5 a 7 anos para desminar território

No país, há minas e outros artefatos não detonados em 300 mil quilômetros quadrados de território

  • Internacional | Da EFE

Homem examina cratera de explosão no centro da vila de Slatino, na região de Kharkiv, Ucrânia

Homem examina cratera de explosão no centro da vila de Slatino, na região de Kharkiv, Ucrânia

MARIA SENOVILLA/EPA/EFE - 11/05/2022

A Ucrânia precisará de cinco a sete anos, de acordo com as previsões mais otimistas, para limpar todo o seu território de minas e artefatos não detonados, afirmou neste sábado (21) a vice-ministra do Interior do país, Meri Akopyan.

"Agora estimamos que cerca de 300 mil quilômetros quadrados de território estejam contaminados. Isso é dezenas de vezes mais do que a experiência internacional. Se nos basearmos no fato de que um dia de combate ativo equivale a 30 dias de desminagem, de acordo com as previsões mais otimistas, precisaremos de cinco a sete anos para a desminagem total", disse ela.

Em declarações televisionadas coletadas pela agência de notícias ucraniana Unian, Meri Akopyan afirmou que, desde o início da invasão russa, quase 114 mil artefatos explosivos foram desativados, incluindo cerca de 2.000 bombas aéreas.

Ela acrescentou que várias equipes estrangeiras já estão na Ucrânia para ajudar na desminagem e que na próxima semana começarão a trabalhar em diferentes regiões do país.

Meri Akopyan ressaltou que foi criado um centro internacional de desminagem humanitária, cujos objetivos incluem atrair ajuda internacional, tanto profissional como técnica e financeira.

Nesse sentido, ela afirmou que quase 20 organizações estrangeiras já responderam e estão em processo de certificação para trabalhar na Ucrânia.

Últimas