Ucrânia proíbe fogos de artifício para evitar traumas às vítimas da guerra
Deputada que criou a lei afirma que o forte barulho traz de volta memórias 'insuportáveis' ao povo ucraniano
Internacional|Do R7
O Parlamento da Ucrânia aprovou nesta terça-feira (11) uma lei que proíbe fogos de artifício e bombinhas, para evitar traumas aos milhões de ucranianos que foram expostos a explosões durante a invasão russa.
“Finalmente, os fogos de artifício estão proibidos por lei!”, escreveu em sua conta no Facebook Yevgueniia Kravchuck, deputada do partido Servo do Povo, o mesmo do presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski.
Kravchuk foi uma das formuladoras da lei, que recebeu o voto a favor de 290 deputados do Parlamento ucrananiano, que é composto de 450 assentos.
A deputada explicou que bombinhas e fogos de artifício trazem de volta memórias “insuportáveis” aos ucranianos que estragam qualquer “clima de festa”. Além disso, citou o sofrimento que essa proibição vai evitar aos animais.
Leia também
Estão isentos da proibição os fogos de artifício do tipo F1, considerados de baixa periculosidade e baixo nível sonoro e destinados à utilização em áreas delimitadas que incluam o interior de edifícios habitacionais.
A lei — que declara ilegal tanto o uso quanto a venda de artigos pirotécnicos — entrará em vigor após uma moratória de seis meses, que será estendida para um ano no caso de exportações.
Maior avião do mundo destruído durante guerra na Ucrânia é exibido em aeroporto; veja fotos