Ucrânia aponta matança e acusa Rússia de usar soldados de Kim Jong-un como ‘bucha de canhão’
Volodymyr Zelensky adverte que Kremlin oferece proteção mínima a norte-coreanos e impede que sejam capturados com vida
Internacional|Do R7
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, divulgou um vídeo em que acusa a Rússia de provocar um derramamento de sangue de soldados da Coreia do Norte, enviados por Kim Jong-un para reforçar as trincheiras do Kremlin na guerra.
No último sábado (27), o ucraniano relatou que os rivais que apoiam Putin sofreram muitas perdas, já que os norte-coreanos são usados como ‘bucha de canhão’. “Podemos notar que os militares russos e os executores da Coreia do Norte não têm qualquer interesse na sobrevivência desses soldados”, alertou.
“Tudo está programado para tornar impossível para a gente capturar os norte-coreanos como prisioneiros — os próprios comandantes estão executando eles, há muitos casos. E os russos enviam os soldados norte-coreanos para batalhas com a mínima proteção”, revelou.
Zelensky disse ainda que há vários relatos de soldados norte-coreanos impossibilitados de serem presos. “Eles estão seriamente feridos e não podem ser salvos. Isso é uma manifestação da loucura que as ditaduras são capazes”, refletiu.
O presidente ucraniano ainda enviou um recado à China. “A Coreia do Norte não deveria perder seus cidadãos em batalhas na Europa. E isso pode ter influência, particularmente dos vizinhos da Coreia do Norte, especialmente a China. Se a China fosse sincera em seus comunicados de que a guerra não deveria escalar, deveria exercer pressão apropriada sobre Pyongyang [capital da Coreia do Norte]”, encerrou.