Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ucrânia sobe o tom e acusa o COI de ser 'um promotor da guerra'

Conselheiro da Presidência do país reagiu à possibilidade de atletas da Rússia poderem disputar os Jogos Olímpicos de Paris em 2024

Internacional|Do R7, com AFP

Soldados resgatam colegas que pisaram em mina terrestre na região de Donetsk, na Ucrânia
Soldados resgatam colegas que pisaram em mina terrestre na região de Donetsk, na Ucrânia Soldados resgatam colegas que pisaram em mina terrestre na região de Donetsk, na Ucrânia

A Presidência da Ucrânia reagiu, nesta segunda-feira (30), à possibilidade de o COI (Comitê Olímpico Internacional) autorizar a participação de atletas russos, mesmo que com bandeira neutra, nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024. A Ucrânia foi categórica ao afirmar que o COI será um "promotor da guerra" caso permita que russos disputem a próxima Olimpíada.

"O COI é um promotor da guerra, dos assassinatos e da destruição. O COI observa com prazer a Rússia destruir a Ucrânia e oferece de imediato à Rússia uma plataforma para promover o genocídio" dos ucranianos, disparou, via Twitter, o conselheiro da Presidência da Ucrânia, Mijáilo Podoliak, ao se dirigir de maneira pessoal ao alemão Thomas Bach, chefe do comitê olímpico.

"Obviamente, o dinheiro russo que compra a hipocrisia olímpica não tem o cheiro do sangue ucraniano. Certo, sr. Bach?", acrescentou, em uma referência direta ao presidente do COI, Thomas Bach.

Desde a invasão russa, iniciada em fevereiro de 2022, a Ucrânia pede a exclusão dos cidadãos da Rússia e da Bielorrússia, um país aliado do Kremlin, dos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris.

Publicidade

Mas o COI afirmou, na semana passada, que "examina" a possibilidade de autorizar a participação dos atletas russos e bielorrussos, que estão vetados da maioria das competições internacionais desde o início do conflito, sob uma bandeira neutra.

A possibilidade provocou indignação na Ucrãnia.

Publicidade

Na sexta-feira, o presidente ucraniano, Volodmir Zelenski, criticou a "hipocrisia" do COI e convidou Bach a visitar Bakhmut, um dos pontos mais violentos da guerra com a Rússia,

No domingo, ele afirmou que enviou uma carta ao presidente francês, Emmanuel Macron, para pedir que os atletas russos sejam excluídos de Paris 2024.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.