Internacional Ucrânia sofre ataque cibernético em massa, diz vice-primeiro-ministro

Ucrânia sofre ataque cibernético em massa, diz vice-primeiro-ministro

Mykailo Fyodorov afirmou que vários bancos e os principais sites do governo ucraniano foram afetados

AFP
Vice-primeiro-ministro ucraniano diz que o país está sofrendo um ataque cibernético em massa

Vice-primeiro-ministro ucraniano diz que o país está sofrendo um ataque cibernético em massa

Reuters

A Ucrânia está sofrendo um ataque cibernético em massa, que atingiu os principais sites do governo, disse o vice-primeiro-ministro Mykailo Fyodorov nesta quarta-feira (23).

Fyodorov afirmou que o ataque começou no fim da tarde (horário local) e afetou vários bancos, além de sites oficiais, sem especificar sua origem. 

Não foi possível acessar a página oficial do gabinete de ministros ucranianos nem a do Ministério das Relações Exteriores nesta quarta-feira, segundo jornalistas da AFP.

Em janeiro, a Ucrânia já foi alvo de um grande ataque cibernético contra vários sites do governo. Na época, as autoridades alegaram ter evidências do envolvimento russo, mas Moscou negou as acusações.

Um ataque cibernético em larga escala contra a infraestrutura estratégica da Ucrânia é um dos cenários mencionados como prenúncio de uma ofensiva militar.

O ataque ocorre em meio a uma crise aguda entre os dois países, depois que o presidente russo, Vladimir Putin, reconheceu a independência dos separatistas ucranianos de Donetsk e Lugansk, dois grupos pró-Rússia no leste da Ucrânia.

Últimas