Ucrânia usa inteligência artificial para identificar autores de massacres
Empresa dos EUA fornece base de dados com 10 bilhões de fotos e mais de 2 bilhões de imagens da rede social russa VKontakte
Internacional|Do R7
O vice-primeiro-ministro ucraniano e responsável pela Transformação Digital, Myjailo Fedorov, afirmou neste sábado (9) que a tecnologia de reconhecimento facial e a inteligência artificial já permitiram localizar e identificar muitos dos autores de assassinatos em Bucha e Irpin.
"Hoje, a tecnologia possibilita encontrar todos aqueles que foram capturados pelo menos uma vez por um alvo. E, levando em conta o quanto gostam de colocar fotografias na internet e o número de câmeras nas cidades e nas casas, resolveremos essa questão muito rapidamente", disse Fedorov, citado pela agência de notícias Unian.
"De fato, muitos assassinos que aterrorizaram civis em Bucha e Irpen já foram encontrados. Dentro de pouco tempo, vamos estabelecer toda a informação sobre essas pessoas: os seus perfis nas redes sociais, onde e com quem servem e vivem", afirmou.
O Ministério da Defesa da Ucrânia começou a utilizar a tecnologia de reconhecimento facial Clearview AI para reconhecer os invasores russos, combater a desinformação e identificar os mortos, segundo Unian.
A Clearview AI, empresa americana de reconhecimento facial, fornece software a empresas, agências de aplicação da lei, universidades e indivíduos, e a sua base de dados inclui 10 bilhões de fotos e mais de 2 bilhões de imagens da rede social russa VKontakte.
" gallery_id="621fce65c012ad204a00044d" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/internacional/ucrania-usa-inteligencia-artificial-para-identificar-autores-de-massacres-27062022"]