UE escolhe Paris como nova sede de entidade bancária
Presidente francês Emmanuel Macron saúda a vitória
Internacional|Do R7
A União Europeia escolheu Paris como a nova sede para sua autoridade bancária atualmente baseada em Londres e que deixará a capital britânica depois que o Reino Unido deixar o bloco, num segundo sorteio em apenas uma noite, depois de três rodadas de votação que falharam em produzir um vencedor.
Paris empatou com Dublin no terceiro voto e o presidente da reunião escolheu o vencedor de acordo com um procedimento pré-acordado.
Frankfurt, um dos principais centros financeiros da UE, que abriga o Banco Central Europeu, perdeu a corrida em um estágio anterior.
No início da segunda-feira, uma série de votações da UE para escolher um novo local para a Agência Europeia de Medicamentos, atualmente sediada em Londres, também terminou em um empate antes de Amsterdã ganhar no sorteio.
Após renúncia, premier libanês encontra Macron na França
O presidente francês, Emmanuel Macron, saudou a decisão de realocar a EBA para Paris depois do Brexit como prova da atratividade do país e uma recompensa por seus esforços pró-Europa.
"É um reconhecimento da atratividade da França e do compromisso europeu", disse Macron em um tweet.
O porta-voz do governo, Cristophe Castaner, disse que acolher a EBA, que está atualmente localizada em Londres, trará "dezenas de milhares" de empregos bancários para a capital francesa, que está competindo com Frankfurt e outras cidades para atrair banqueiros sediados em Londres.