UE espera que Reino Unido honre acordos do Brexit, diz presidente da Comissão Europeia
Nova primeira-ministra Liz Truss defendia a permanência no bloco em 2016, mas mudou de lado e disse ver vantagens na saída
Internacional|Do R7
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse nesta segunda-feira (5) esperar que o Reino Unido honre todos os aspectos do acordo do Brexit sob o comando da nova primeira-ministra Liz Truss.
"Enfrentamos muitos desafios juntos, desde as mudanças climáticas até a invasão da Ucrânia pela Rússia. Espero um relacionamento construtivo, em total respeito aos nossos acordos", afirmou von der Leyen em um tuíte.
Ao vencer o ex-ministro das Finanças Rishi Sunak, Liz se torna a terceira primeira-ministra britânica, depois da também conservadora Margaret Thatcher (1979-1990) e de Theresa May (2016-2019).
A participação foi de 82,6% dos mais de 170 mil membros do Partido Conservador. Truss ganhou a eleição com 81.326 votos, 57% do total.
Liz esteve à frente da pasta de Comércio Exterior, onde se transformou no rosto das negociações comerciais do Reino Unido após o Brexit. Na sequência, durante quase um ano, ela foi ministra das Relações Exteriores.
Em 2016, defendeu a permanência do Reino Unido na União Europeia durante o referendo, mas mudou de lado e afirmava que via grandes oportunidades econômicas no Brexit.
Leia também
Como ministra, trabalhou para formar novas alianças e concluiu tratados de livre-comércio com países como Japão e Austrália, mas não alcançou um grande acordo comercial com Estados Unidos que Londres tanto ambicionava.
Ainda assim, algumas de suas declarações e atitudes não pareceram ter sido bem recebidas pelo governo de Joe Biden.
Jovens batem recorde ao construir maior mosaico de bandeira com caixas de cereal