UE lança base para a criação de Exército unificado

Acordo também busca diminuir forte dependência europeia dos EUA

Donald Tusk chega para cúpula da UE em Bruxelas

Donald Tusk chega para cúpula da UE em Bruxelas

Reuters

A União Europeia deu um passo importante para a criação de um exército unificado. Seus países-membros, agora sem restrições à saída do Reino Unido do bloco, lançaram um pacto entre os 25 governos para financiar, desenvolver e enviar forças armadas juntos. Trata-se de uma ambição de 70 anos, que começou a ser colocada em prática nesta quinta-feira (14).

A iniciativa se encaixa às aspirações dos líderes do bloco, principalmente do atual presidente francês, Emmanuel Macron, que tem se destacado nesta liderança em vários setores e, em relação à área de defesa, já reiterou o apoio à criação de uma força militar compartilhada e sistemas de defesa comuns entre as nações do continente, com um orçamento unificado.

O anúncio foi feito pelo presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk. Ele disse, de forma categórica.

— Notícias ruins para nossos inimigos.

Inicialmente bloqueado pelo Parlamento francês na década de 1950 e posteriormente pelo Reino Unido, que temia a criação de um Exército da UE, o pacto busca acabar com gastos de bilhões de euros em políticas fragmentadas de defesa.

O acordo também busca diminuir a forte dependência europeia dos Estados Unidos. Tusk, que preside a cúpula da UE, citou em seu discurso a tentativa fracassada na década de 1950.

— Há mais de meio século, uma ambiciosa visão da Comunidade Europeia de Defesa foi criada, mas o que faltava era a união e coragem para colocá-la em prática.

Reino Unido: Derrota no Parlamento compromete cronograma do Brexit

E completou, diante de líderes da UE e militares de cada um dos 25 países envolvidos.

— O sonho estava em desacordo com a realidade. Hoje este sonho se torna realidade.

A Dinamarca, que possui uma opção de exclusão de questões de defesa da UE, e Malta, foram os únicos países da UE que não assinaram, ao lado do Reino Unido, de saída.