Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Uganda: jornalistas da BBC que investigavam fraude são presos

O porta-voz do governo disse que os jornalistas estão cooperando com a investigação sobre o roubo e venda de medicamentos em outros países

Internacional|com Beatriz Sanz, do R7

Jornalistas investigam venda ilegal de remédios
Jornalistas investigam venda ilegal de remédios Jornalistas investigam venda ilegal de remédios

A polícia de Uganda prendeu uma equipe de jornalistas da BBC por posse ilegal de remédios controlados, mas o porta-voz do governo do país disse que os repórteres estavam ajudando a expor um esquema de corrupção e exigiu sua libertação imediata.

Patrick Onyango, porta-voz da polícia de Uganda, disse na quinta-feira (7) que cinco suspeitos foram detidos durante a noite. Os detidos são dois ugandenses e um queniano que trabalham para a emissora britânica, bem como a esposa de um jornalista local da NBS Television que estava trabalhando com eles e um motorista.

Quatorze caixas de comprimidos foram apreendidas, juntamente com outras vacinas.

Leia também

O porta-voz do governo, Ofwono Opondo, disse que os jornalistas estão cooperando com a Unidade de Monitoramento da Saúde da Câmara para investigar o roubo de medicamentos do governo da Uganda que são vendidos no Sudão do Sul e na República Democrática do Congo.

Publicidade

"Eu ainda estou tentando descobrir a lógica por que a polícia usou para prender esses jornalistas, que na minha opinião estavam ajudando o governo a descobrir a podridão que está no sistema", disse Opondo. "Eles devem ser libertados incondicionalmente".

A BBC disse que estava em contato com as autoridades sobre o caso.

Publicidade

O decrépito sistema de saúde do Uganda está cheio de corrupção e os médicos e enfermeiros queixam-se frequentemente da escassez de suprimentos básicos, como luvas, medicamentos e vacinas.

Opondo disse que a polícia disse a ele que os jornalistas "pretendem constranger o governo". Ele disse que tal motivo para sua prisão seria "absurdo".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.