Internacional Ultraconservador Duda é reeleito na Polônia por margem apertada

Ultraconservador Duda é reeleito na Polônia por margem apertada

O atual presidente nacionalista teve 51,2% dos votos, contra 48,7% de Rafal Trzaskowski, prefeito da capital, Varsóvia — um liberal e defensor da UE

  • Internacional | Do R7, com EFE

Duda teve 51,2% dos votos e foi reeleito

Duda teve 51,2% dos votos e foi reeleito

Aleksandra Szmigiel / Reuters - 12.7.2020

A Polônia reelegeu o atual presidente, o ultraconservador e nacionalista Adrszej Duda, em uma votação que mostrou a divisão do país. Com praticamente 100% das urnas apuradas, Duda tem 51,2% dos votos, contra 48,7% de Rafal Trzaskowski, prefeito da capital, Varsóvia — um liberal e defensor da União Europeia.

No primeiro turno, realizado em 28 de junho e com um total de 11 candidatos, Duda tinha sido o mais votado, con 43,5 %. Trzaskowski obteve 30,46%.

As pesquisas de boca de urna apontavam um empate entre os dois candidatos, demonstrando o crescimento da candidatura europeísta de Trzaskowski. No entanto, o projeto nacionalista e frequentemente conflituoso com a União Europeia de Duda manteve a liderança com margens muito pequenas desde o início da contagem dos votos.

A votação foi realizada sob rigorosas condições de higiene, incluindo o uso obrigatório de máscara, de acordo com as medidas estabelecidas pela pandemia.

Inicialmente, as eleições presidenciais estavam agendadas para 10 de maio, mas acabaram sendo adiadas em meio a uma forte controvérsia devido às restrições na vida pública atualmente em vigor contra a covid-19. A Polônia registrou 37.891 infecções pelo novo coronavírus até agora, com 1.571 mortes.

Últimas