'Um dos mais amáveis', diz Johnson sobre político assassinado
Parlamentar do partido conservador, David Amess foi esfaqueado por um jovem de 25 anos durante encontro com eleitores
Internacional|Do R7
O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, expressou tristeza nesta sexta-feira pelo assassinato do parlamentar conservador David Amess, o qual descreveu como "uma das pessoas mais amáveis, bondosas e gentis da política, que acreditava apaixonadamente no país e em seu futuro".
Johnson não revelou à imprensa detalhes do esfaqueamento, cometido durante um encontro com eleitores, por um jovem de 25 anos cuja identidade e cujas motivações ainda são desconhecidas, e pediu que "deixem a polícia trabalhar".
"Perdemos um bom funcionário público e um amigo muito querido. A razão pela qual tantas pessoas estão chocadas e entristecidas é sobretudo porque ele era uma das pessoas mais amáveis, bondosas e gentis da política, e também porque ele tinha um excelente histórico de pressão legislativa para ajudar os mais vulneráveis", lamentou.
O premiê elogiou o trabalho de Amess para ajudar as mulheres que sofrem de endometriose, contra a pobreza energética e contra a crueldade com os animais.
"David era um homem que acreditava apaixonadamente neste país e no seu futuro", enfatizou Johnson.
Questionado sobre uma declaração da presidente da Câmara dos Comuns, Lindsay Hoyle, em que ela propôs abrir o debate sobre a segurança dos parlamentares, Johnson disse que "esses assuntos serão oportunamente considerados, mas agora é o momento de pensar em sir David, na sua esposa e na sua família".