Uma semana depois, terremoto na Turquia e Síria já matou mais de 35 mil pessoas
Segundo projeções da ONU, número de mortos nos dois países pode dobrar nos próximos dias
Internacional|Do R7, com AFP
O número de vítimas do violento terremoto de 6 de fevereiro na Turquia e na Síria chegou a 35.225 pessoas, de acordo com os dados oficiais atualizados nesta segunda-feira (13), uma semana após os tremores.
O terremoto de 7,8 graus de magnitude provocou 31.643 mortes no sul da Turquia, informou a Autoridade de Gestão de Desastres e Emergências (Afad). Na vizinha Síria, já aconteceram 3.581 óbitos. A ONU advertiu que o número de mortes pode "dobrar" nos próximos dias.
O número de mortos é crescente, apesar do trabalho incansável das equipes de resgate que atuam nos dois países. Neste domingo (12), seis dias após os tremores, os socorristas ainda tiravam pessoas com vida dos escombros dos prédios.
Tanto a Turquia quanto a Síria receberam equipes de resgate de vários países, como Estados Unidos, Brasil, França, Israel, entre outros. Mesmo com todos os esforços, ainda há milhares de mortos sob as construções que ruíram e muita gente segue desaparecida.
O terremoto de segunda-feira passada foi o mais intenso na Turquia desde 1939, quando 33 mil pessoas morreram na província de Erzincan (no leste do país).