Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

União Europeia estende proteção temporária a refugiados ucranianos até março de 2024

A decisão ocorre após os bombardeios na manhã desta segunda (10) na capital, Kiev, e em outras cidades ucranianas

Internacional|

União Europeia prorrogou proteção temporária concedida aos refugiados ucranianos
União Europeia prorrogou proteção temporária concedida aos refugiados ucranianos União Europeia prorrogou proteção temporária concedida aos refugiados ucranianos

A comissária europeia do Interior, Ylva Johansson, anunciou nesta segunda-feira (10) que a União Europeia prorrogou "pelo menos até março de 2024" a proteção temporária concedida aos refugiados ucranianos, devido à guerra iniciada pela Rússia.

Ela disse que 4,2 milhões de ucranianos podem se beneficiar deste estatuto — concedido pela primeira vez pelo bloco —, que lhes confere direitos em termos de acesso à habitação, ao mercado de trabalho, ao sistema escolar e a prestações sociais.

"A diretiva de proteção temporária continuará sendo aplicada até pelo menos março de 2024", anunciou a comissária sueca.

Os bombardeios de segunda-feira (10) de manhã em Kiev e em outras cidades ucranianas "mostram quão importante é continuarmos acolhendo aqueles que precisam fugir" para a União Europeia, disse Johansson.

Publicidade

A comissária assegurou aos ucranianos que decidiram voltar para casa que eles poderiam regressar ao bloco caso a situação na Ucrânia se deteriore, e recuperar o status de proteção temporária.

"Decidimos que não será necessário suspender a proteção temporária se você retornar [à Ucrânia]. Tudo o que você precisa fazer é informar às autoridades nacionais ou locais de seu país anfitrião que você está voltando para a Ucrânia", explicou.

A Diretiva de Proteção Temporária — separada do procedimento usual de asilo — foi ativada pela primeira vez pela União Europeia no início de março.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.