Unicef lança nota em branco sobre guerra na Síria: "Sem palavras"
Fundo das Nações Unidas para a Infância afirma que comunicados não fariam justiça às vítimas; mais de 250 pessoas morreram em 48 horas
Internacional|Ana Luísa Vieira, do R7, com agências internacionais
A Unicef — fundo das Organização das Nações Unidas para a Infância — lançou, nesta terça-feira (20), um comunicado com dez linhas em branco sobre os recentes bombardeios nas regiões sírias de Damasco e Ghouta Oriental — que deixaram aproximadamente 250 mortos em menos de 48 horas. "Não há palavras que façam justiça às crianças mortas, suas mães, seus pais e familiares", diz a introdução à nota.
No rodapé, o diretor regional da Unicef para o Oriente Médio e o Norte da África, Geert Cappelaere, conclui: "A Unicef está lançando este comunicado em branco. Não temos mais palavras para descrever o sofrimento das crianças e a nossa indignação. Será que queles que infligem o sofrimento ainda têm palavras para justificar seus atos bárbaros?".
Desde o último domingo (18), forças pró-governo apoiadas pela Rússia intensificaram os esforços para retomar a região síria de Ghouta Oriental — o último grande reduto dos rebeldes no país, onde moram aproximadamente 400 mil pessoas, de acordo com a agência de notícias Reuters.