Uso de creatina pode ter estimulado raiva de atirador de Santa Bárbara
Amigo de Elliot Rodger revelou que o atirador estava viciado no suplemento muscular
Internacional|Do R7

Na última sexta-feira (23), Elliot Rodger, de 22 anos, matou 6 pessoas e se suicidou em Santa Bárbara, na Califórnia, Estados Unidos. Em sua conta no YouTube, o jovem havia postado diversos vídeos em que relatava seu ódio às mulheres e dizia que iria se “vingar da humanidade”. Ainda que suas ações sejam claramente fruto de uma mente com sérios distúrbios, novas informações sobre Rodger podem trazer outra luz ao caso.
Além de odiar as mulheres, atirador de Santa Bárbara era racista, diz jornal americano
Atirador de Santa Bárbara tinha manifesto de mais de 140 páginas sobre ódio por mulheres
Chris Akin, amigo de Rodger, disse ao periódico britânico Mirror que o atirador de Santa Bárbara era viciado em creatina, e que havia começado a tomar o suplemento muscular após um amigo em comum ter morrido ao tentar levantar um peso de 250 kg.
Akin, que mora em Chicago, conversava por Skype frequentemente com Rodger, e diz ter observado uma mudança em sua atitude desde que o amigo passou a tomar creatina diariamente.
Rodger estaria tentando adquirir mais massa muscular para atrair garotas e superar a dor de perder um amigo próximo.
Segundo o Daily Telegraph, a creatina é um ácido orgânico que, ao ser acrescentado à dieta, aumenta a capacidade do corpo de produzir energia. Assim, aqueles que a ingerem regularmente podem treinar mais pesado e por mais tempo, pois ficam menos cansados. A substância não é ilegal, nem é um esteroide, e geralmente é consumida em pó misturada a alimentos ou bebidas.
Ódio às mulheres motivou tiroteio nos EUA e outros crimes brutais pelo mundo. Relembre
Atirador burlou rígido controle de armas e juntou arsenal para realizar sua vingança
Como qualquer substância, ela pode causar diversos efeitos colaterais, como diarreia e aumento da pressão arterial. No caso de Rodger, o que seria mais preocupante é que a creatina também pode ser a origem de variações de humor de depressão — o que ainda é assunto de discordância entre especialistas da área de saúde.
Fisioculturistas, porém, declararam em fóruns online no bodybuilding.com que, após o uso de creatina, passaram a sentir raiva mais facilmente e em níveis maiores do antes.
Rodger contribuía regularmente no site, e Akin disse que o amigo sofria bullying no fórum online por ser virgem e solitário.
Akin alega que o tiroteio, as mortes, o uso de suplemento e o bullying online estariam conectados: “Quanto mais eu penso nisso, mais eu percebo que ele se refugiou na creatina para tentar aplacar estes sentimentos. No início, ele não estava muito diferente, mas após um momento ele me pareceu estar se deixando levar por emoções ruins. Eu podia notar a raiva e as mudanças todas as vezes em que nos falamos por Skype”.
Em manifesto de 140 páginas, Rodger descreve um “dia da vingança”, no qual declara guerra a todas as mulheres e aos homens aos quais elas estavam atraídas: “se eu não posso ter, eu irei destruir”.













