Vacinação contra covid-19 na Espanha começará dia 27
Funcionários dos centros sociais e profissionais da saúde serão prioridade. Governo diz que vacina será distribuída gratuitamente
Internacional|Da EFE
A Espanha começará a vacinação contra a covid-19 no próximo dia 27, um dia após receber as primeiras doses da Pfizer, anunciou nesta sexta-feira (18), o ministro da Saúde, Salvador Illa.
Durante entrevista coletiva, o ministro explicou que as injeções chegarão a todas as regiões, embora "ainda estejam finalizando os aspectos logísticos em coordenação com a Europa", e serão os funcionários dos centros sociais e profissionais da saúde e serão os primeiros a serem vacinados.
Segundo Illa, as doses serão recebidas todas as semanas e distribuídas igualmente para cada uma das regiões, de acordo com o número de pessoas desses grupos de risco que moram em cada uma delas.
A vacinação será realizada nos 13 mil pontos de atendimento do sistema público de saúde da Espanha e sua administração será gratuita.
Leia também
O ministro alertou que a chegada das vacinas é "o começo do fim", "mas não o fim", insistindo na necessidade de "aumentar a prudência" diante, do que qualificou, de "situação preocupante" pelo aumento de casos em todo o país, que definiu como "mudança de tendência".
Para garantir a segurança na distribuição das vacinas, o Ministério do Interior espanhol já está realizando, em coordenação com o Ministério da Saúde, um dispositivo para assegurar o transporte e armazenamento das vacinas.
As vacinas contra a covid-19 chegam à Espanha em um momento em que há um aumento das infecções em todo o país, com uma incidência acumulada que chega a 207 casos por 100 mil habitantes, segundo os últimos dados do Ministério da Saúde, que ele espera estar aumentando.
Ontem, foram registrados 12.131 novos casos e 181 mortes por covid-19, elevando o número da pandemia na Espanha para 1.785.421 infecções e 48.777 óbitos.