'Vai assustar as crianças': moradores criticam mural 'terrível' do rei Charles 3º no Reino Unido
Arte de rua foi erguida em painéis no centro da cidade de Northampton para marcar o início do reinado do monarca
Internacional|Maria Cunha*, do R7
O Conselho Municipal de Northampton foi criticado por desperdiçar dinheiro em um mural do rei Charles 3º que tem uma semelhança "horrível" com o monarca e parece "com uma marionete".
A arte de rua, erguida em painéis no centro da cidade de Northampton, foi encomendada pelo conselho para marcar o início do reinado de Charles 3º após a morte da rainha. O mural de cores vivas apresenta imagens de ambos os monarcas.
No entanto, após a inauguração, os moradores rapidamente ridicularizaram o grafite — que custou quase 2.000 libras (cerca de R$ 12,5 mil) — e em particular a imagem do novo rei. Eles disseram que parecia que Charles 3º havia "tomado uísque" e que os retratos iriam "assustar as crianças".
“Não há dúvida de que a área precisava de um pouco de cor, mas temo que tenha nos tornado motivo de chacota", disse o vizinho Kerry Bellingham. “O da rainha não é tão ruim, mas já vi pessoas tirando selfies com o de Charles enquanto riam."
Bellingham diz que, em sua opinião, o retrato do rei "simplesmente não parece com ele. Os olhos estão estranhamente muito próximos, seu cabelo está todo errado e são apenas as orelhas que realmente dizem que é ele".
“Acho que o dinheiro poderia ter sido muito melhor gasto em outro lugar da cidade. Não sou nem de longe antirreal, mas é apenas uma terrível semelhança com o nosso rei", finalizou.
Outra pessoa disse: “Vamos ser honestos, não é a melhor pintura do mundo. Também está em uma tábua de madeira que está se deteriorando; se eles iam fazer isso, deveriam ter feito bem e colocado em algum lugar mais permanente”.
Leia também
Alguns moradores acessaram as redes sociais, onde um usuário afirmou que era difícil dizer quem era a pessoa pintada ao lado da falecida rainha.
Uma última pessoa disse que era "nojento" que o contribuinte tivesse que pagar por um mural que não se parecia em nada com a realeza.
Membro do conselho, Jane Birch afirmou: “A ascensão do rei Charles 3º inicia um novo capítulo de nossa monarquia, e o Conselho Municipal achou apropriado marcar uma ocasião histórica com uma homenagem visual, na forma deste mural, aos nossos monarcas passados e futuros".
O representante do condado do rei, lorde-tenente James Saunders Watson Esq, também se manifestou: “Estou muito feliz que o Conselho Municipal tenha encomendado este mural para o falecimento de Sua Majestade, a rainha Elizabeth 2ª, e a ascensão do rei Charles 3º”.
O grafite, financiado por Nazim Choudary, vereador da cidade de Northampton, por meio de um Fundo Comunitário do Conselheiro, foi projetado por dois artistas, Liam Freeman e Mez White de Spraycatz.
*Estagiária do R7, sob supervisão de Lucas Ferreira