Vale resgata os 39 operários presos em mina no Canadá
Trabalhadores ficaram sob a terra desde o último domingo (26), quando a pá de uma escavadeira se rompeu e bloqueou o local
Internacional|Letícia Sepúlveda, do R7
A Vale informou nesta quarta-feira (29) que todos os 39 operários que foram soterrados depois que um acidente ocorreu na mina de Totten, a cerca de 400 km ao norte de Toronto, no Canadá, foram resgatados.
"O resgate foi concluído de forma segura e todos passam bem", anunciou a empresa, em um comunicado.
Os trabalhadores estavam presos na mina desde o último domingo (26), quandoque a pá de uma escavadeira que estava sendo transportada para o local se rompeu, bloqueando-o. Eles foram resgatados por meio de um sistema de escada de saída secundária.
“Gostaria de parabenizar nossa equipe de resgate”, disse o Presidente da Vale, Eduardo Bartolomeo, de Sudbury, após encontro com empregados e com a equipe de resgate.
“Trazer nossos 39 empregados seguros e saudáveis para casa era nossa principal prioridade e estamos felizes que nosso plano de emergência funcionou para conseguirmos esse resultado. Todos estão seguros agora e merecem nosso profundo respeito pela perseverança", completou.
A empresa relatou que, quando o incidente ocorreu, os funcionários procuraram proteção nos abrigos da mina de Totten e que esteve em comunicação frequente com todos.
Leia também
A mina, que produz níquel, cobre e outros metais, começou a operar em 2014 e emprega cerca de 200 pessoas. O eixo principal do local tem uma profundidade de 1.258 metros.
Com os empregados de volta à superfície e em segurança, Eduardo Bartolomeo informou que será iniciada uma investigação sobre o ocorrido, para que a empresa possa aprender com o incidente e tomar medidas para garantir que isso nunca aconteça novamente.