“Vamos continuar com as buscas”, diz Macri sobre submarino
Presidente também ressaltou que não é o momento de procurar culpados
Internacional|Do R7*
O presidente da Argentina, Mauricio Macri, garantiu nesta sexta-feira (24) que o país continuará com as buscas pelo submarino militar que desapareceu no último dia 15, segundo informações do jornal Clarín.
— Continuaremos com as buscas, com o apoio de toda a comunidade internacional. O desaparecimento e as buscas pelo submarino comoveram a todos os argentinos.
Macri lembrou que este é um momento especialmente difícil para as famílias das 44 pessoas que estavam a bordo da embarcação e ressaltou que ainda não é o momento de se procurar por “culpados”.
— Primeiro temos que ter certeza sobre o que aconteceu e por que aconteceu. Nós saberemos a verdade com o tempo, a partir das investigações.
Leia também
O submarino San Juan começou a ser usado em 1983 e entrou em manutenção em 2008 na Argentina, de acordo com informações da agência Reuters.
As Forças Armadas argentinas têm enfrentado um declínio nos recursos e falta de treinamento desde o fim de uma ditadura militar no início dos anos 1980.
Na quinta-feira (23), o porta-voz da Marinha, Enrique Balbi, disse que um som detectado debaixo d'água na manhã do dia 15 de novembro, perto da hora em que o San Juan enviou seu último sinal e na mesma área em que o submarino estava localizado, é "consistente com uma explosão".
*Texto de Marta Santos, do R7.