Logo R7.com
RecordPlus

Vamos nos encontrar em janeiro, nos EUA, para finalizar pontos para acordo de paz, diz Zelensky

Presidente da Ucrânia afirma que pode realizar um referendo para aprovar o plano que encerra a guerra

Internacional|Do Estadão Conteúdo

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, se reunirá com Donald Trump em janeiro para finalizar acordo de paz com a Rússia.
  • A reunião discutiu os avanços nas negociações, abordando segurança e prosperidade entre os países.
  • Zelensky pode convocar um referendo para aprovar o plano de 20 pontos para a paz com a Rússia.
  • A questão do território de Donbass ainda é complexa, mas há progresso nas discussões sobre uma possível desmilitarização.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Zelensky e Trump terão novo encontro para definir o acordo de paz Jonathan Ernst/Reuters - 28.12.2025

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que irá se encontrar novamente com Donald Trump em janeiro, com o americano novamente sendo o anfitrião do acordo, para finalizar os pontos que começaram a ser discutidos neste domingo (28), visando um termo de paz com a Ucrânia.

Segundo Zelensky, na reunião desta tarde foram discutidos todos os progressos que as equipes de negociação da Ucrânia e da Rússia tiveram, perpassando inclusive 90% dos assuntos que envolvem segurança e 100% dos que envolvem prosperidade.


“Vamos nos encontrar de novo nas próximas semanas para finalizar pontos discutidos”, afirmou, enfatizando que a Ucrânia está pronta para a paz.

Durante reunião nesta tarde, Zelensky e Trump também tiveram conversas com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e com líderes europeus, da União Europeia, e da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), mencionou o presidente ucraniano.


Referendo

Zelensky afirmou que pode usar o instrumento de referendo para aprovar o plano de 20 pontos sobre um eventual acordo de paz com a Rússia. “Se plano de paz for muito difícil para nossa sociedade, então ela terá que aprová-lo”.

Na mesma coletiva, Trump mencionou que “entre as coisas mais espinhosas para um acordo, está o território que foi tomado”, em referência a Donbass, área ocupada pela Rússia e que, contudo, segundo a Constituição pertenceria à Ucrânia.


Segundo Zelensky, as equipes estão perto de um acordo sobre Donbass, mas não é em uma semana ou em um mês que a questão será resolvida. Ainda assim, enfatizou que uma desmilitarização na região será discutida.

As declarações foram feitas em coletiva de imprensa ao lado de Trump, em Mar-a-Lago, resort de luxo em Palm Beach, Flórida.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.