Logo R7.com
RecordPlus

Veja momento em que vulcão entra em erupção pela 1ª vez em 12 mil anos

O vulcão Hayli Gubbi, com cerca de 500 metros de altitude, lançou colunas espessas de fumaça que atingiram 14 quilômetros de altura

Internacional|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • O vulcão Hayli Gubbi entrou em erupção na Etiópia pela primeira vez em cerca de 12 mil anos.
  • A erupção ocorreu no domingo e lançou colunas de fumaça que alcançaram 14 quilômetros de altura.
  • A Smithsonian Institution afirmou que não havia registro de atividade do vulcão desde o Holoceno.
  • As cinzas se deslocaram por vários países da região e não há registro de feridos segundo autoridades.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Vídeos divulgados nas redes sociais mostram a coluna de fumaça avançando em direção ao céu
Vídeos divulgados nas redes sociais mostram a coluna de fumaça avançando em direção ao céu Reprodução/X

O vulcão Hayli Gubbi entrou em erupção no domingo (23) pela primeira vez desde a Era do Gelo. O despertar ocorreu após cerca de 12 mil anos de inatividade na região de Afar, no nordeste da Etiópia, segundo o Programa Global de Vulcanismo da Smithsonian Institution.

A área fica a aproximadamente 800 quilômetros daperto da fronteira com a Eritreia. O vulcão está situado no Vale do Rift, zona marcada por intensa atividade geológica devido ao movimento de placas tectônicas.


A Smithsonian Institution informou que não havia registro de erupções do Hayli Gubbi desde o Holoceno. O vulcanólogo Simon Carn, professor da Universidade de Michigan, afirmou na plataforma Bluesky que o Hayli Gubbi “não registrou nenhuma erupção durante o Holoceno”.

Leia mais:

O Centro de Observação de Cinzas Vulcânicas de Toulouse informou que o vulcão, com cerca de 500 metros de altitude, lançou colunas espessas de fumaça que atingiram 14 quilômetros de altura. O fenômeno durou algumas horas e terminou no mesmo dia. As cinzas chegaram ao Iêmen, ao Omã, à Índia e ao norte do Paquistão.


Vídeos divulgados nas redes sociais mostram a coluna de fumaça avançando em direção ao céu. Até a última atualização não havia registro de feridos ou danos. A região é pouco povoada e considerada remota, o que dificulta a avaliação imediata dos impactos.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.