Rússia x Ucrânia

Internacional "Venha aqui e converse comigo", diz Zelenski a Putin

"Venha aqui e converse comigo", diz Zelenski a Putin

Presidente ucraniano participa de coletiva de imprensa nesta quinta-feira (3), uma semana após a invasão russa 

  • Internacional | Leticia Sepúlveda e Sofia Pilagallo, do R7

O presidente ucraniano, Volodmir Zelenski,  faz uma declaração em Kiev

O presidente ucraniano, Volodmir Zelenski, faz uma declaração em Kiev

Reuters - 03.03.2022

Uma semana após a invasão russa à Ucrânia, o presidente ucraniano Volodmir Zelenski, pediu para que o presidente russo, Vladimir Putin, converse diretamente com ele. Para Zelenski, o mundo inteiro precisa conversar com o líder russo. A declaração ocorreu nesta quinta-feira (3), durante entrevista coletiva.

O presidente ucraniano apelou ainda para que os Estados Unidos e seus aliados europeus fechem o espaço aéreo do país. "Quantas pessoas ainda precisam morrer para que tomem essa atitude?", questionou.

Zelenski também informou que pediu sanções contra a Rússia antes da invasão no território ucraniano e que faz cerca de 30 ligações internacionais diariamente para conseguir apoio ao seu país duranre a guerra.

O presidente ucraniano mencionou ainda pandemia da Covid-19 e comparou o novo coronavírus com a atual situação no país. Para ele, os invasores russos são com um "novo vírus".

"Exatamente dois anos atrás o primeiro caso de Covid-19 foi registrado na Ucrânia. As primeiras semanas de luta foram extremamente difíceis. Mas estávamos unidos e, portanto, fortes, e por isso resistimos", afirmou.

"Exatamente uma semana atrás, a Ucrânia foi atacada por outro vírus. outra doença. Por aqueles que sofrem com a severa anexação e ocupação de terras estrangeiras. Uma semana atrás, às 4h (horário local), a Rússia invadiu nossa Ucrânia independente, nossa terra. Um ataque agudo de agressão melalomania, delírio de perseguição", completou.

Arte R7

Últimas