Logo R7.com
RecordPlus

Vice de Maduro assumiu como interina em cerimônia secreta, diz NYT

Ditador foi capturado pelos EUA, após ofensiva militar; Trump diz que país vai administrar Venezuela por tempo indeterminado

Internacional|Ana Isabel Mansur, do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, assumiu a presidência interina após a captura de Nicolás Maduro pelos EUA.
  • A cerimônia de posse foi secreta e ocorreu em Caracas, confirmada por fontes anônimas próximas ao governo.
  • Donald Trump anunciou que os EUA administrarão a Venezuela por tempo indeterminado, visando uma transição de poder.
  • Delcy Rodríguez criticou a invasão americana, reafirmando que Maduro é o "único presidente" do país.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Cerimônia de posse de vice de Maduro teria ocorrido em Caracas Leonardo Fernandez Viloria/REUTERS - 04.12.2025

A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, teria assumido a presidência interina do país neste sábado (3), após a captura do ditador Nicolás Maduro, pelos Estados Unidos. Segundo o jornal americano The New York Times, a cerimônia foi secreta, na capital venezuelana, Caracas.

A informação foi confirmada ao veículo por dois interlocutores próximos ao governo do país latino. As fontes teriam pedido anonimato, por questões de segurança.


Horas após a operação militar, que ocorreu por terra, água e mar, o presidente Donald Trump afirmou, em coletiva de imprensa, que os EUA vão administrar a Venezuela por tempo indeterminado.

Segundo o líder americano, a operação deve durar até a organização de uma transição de poder adequada. Trump não deu detalhes de como a administração estrangeira na Venezuela vai funcionar na prática — mas destacou que a operação não terá custos extras para os EUA.


Após a operação e a suposta posse secreta, Delcy fez um pronunciamento à nação e adotou um tom duro contra Trump. Ela acusou os EUA de invasão sob falsos pretextos e reforçou que Maduro é o “único presidente” da Venezuela.

LEIA MAIS

Operação

Na fala após a captura de Maduro, Trump afirmou que as Forças Armadas americanas estão preparadas para lançar uma segunda onda de ataques na Venezuela, caso seja necessário.


Ele classificou a ação militar como uma “operação extraordinária” e um “ataque espetacular”, ao destacar que se trata de algo que “as pessoas não viam desde a Segunda Guerra Mundial”.

O presidente disse, ainda, que a ofensiva foi executada de forma “rápida, precisa e competente”.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.