Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Vice-presidente dos EUA, Mike Pence, toma vacina contra covid-19

Presidente Trump ainda não disse se vai receber imunizante. Vacinação foi gravada para aumentar a confiança da população na vacina

Internacional|Da EFE, com R7

Mike Pence recebe vacina da covid-19 e afirma estar bem
Mike Pence recebe vacina da covid-19 e afirma estar bem

O ex-vice-presidente dos EUA, Mike Pence, tornou-se o oficial do governo dos EUA de mais alto escalão a receber a vacina contra a covid-19 na sexta-feira (18), enquanto o presidente Donald Trump permanece incerto se e quando ele a receberá.

"Não senti nada. Muito bem", disse Pence em cerimônia na Casa Branca, onde deram a primeira dose da vacina para ele, sua esposa Karen e o diretor-geral de saúde pública do governo dos Estados Unidos, Jerome Adams.

Pence deixou que as câmeras de televisão gravassem enquanto os médicos lhe davam a vacina, em uma tentativa de aumentar a confiança na eficácia e segurança da preparação desenvolvida pela Pfizer e seu parceiro alemão BioNtech.

Leia também

Essa vacina é a primeira aprovada nos Estados Unidos e começou a ser fornecida esta segunda-feira, e o gesto de Pence pretendia dissipar as dúvidas de alguns americanos, justamente quando se espera que o governo dê luz verde a uma segunda vacina, a da Moderna.


"O povo americano pode ter certeza: temos uma, e talvez em questão de horas duas, vacinas seguras e eficazes para você e suas famílias", disse Pence, que descreveu essa conquista como um "milagre médico".

O vice-presidente disse esperar que a vacina da Moderna seja aprovada "ainda hoje", quando poderia receber a luz verde formal do regulador do país, a Food and Drug Administration (FDA).


Próximos políticos a serem vacinados

O presidente eleito dos EUA, Joe Biden, que assumirá o poder em 20 de janeiro, também planeja receber a primeira dose da vacina na semana que vem em um evento público, e o principal epidemiologista do governo dos EUA, Anthony Fauci, Ele prometeu fazer isso em breve e diante das câmeras.

Líderes do Congresso dos EUA também receberão a vacina nos próximos dias, e os ex-presidentes dos EUA Barack Obama (2009-2017), George W. Bush (2001-2009) e Bill Clinton (1993-2001) também planejam se vacinar. antes das câmeras.


Trump não disse se vai tomar vacina

Em vez disso, Trump não disse nada sobre o início da campanha de vacinação nos Estados Unidos e não esclareceu quando a vacina será dada.

"Não estou programado para receber a vacina, mas espero recebê-la no momento certo", escreveu Trump no Twitter no último domingo.

A porta-voz da Casa Branca Kayleigh McEnany disse na terça-feira que Trump está "aberto" para receber a vacina, mas acredita que "pessoas vulneráveis ​​deveriam ter acesso antes" dele.

McEnany lembrou que Trump se recuperou de covid-19 em outubro e ainda tem "os efeitos protetores do coquetel experimental de anticorpos" que recebeu em seu corpo.

De acordo com o The New York Times, Trump continua focado em sua recusa em assumir a derrota nas eleições de novembro e tem pouco interesse na campanha de vacinação.

Nas redes sociais, Trump foi criticado nos últimos dias por promover a vacina, após ter minimizado a gravidade da covid-19 e evitado recomendar claramente o uso de máscaras.

A suspeita dos americanos de tomar a vacina está diminuindo: 71% estão dispostos a tomá-la, de acordo com uma pesquisa esta semana pela Kaiser Family Foundation, enquanto outra pesquisa Pew no início de dezembro indicou que a média estava em 60%.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.