Logo R7.com
RecordPlus

Vício em maratonas de séries pode esconder um problema na vida do espectador, diz estudo

Viciados podem estar se engajando tanto na evitação de situações negativas quanto na busca por intensificar emoções positivas

Internacional|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Estudo aponta que viciado em maratonas de séries pode estar lidando com solidão.
  • Pesquisadores da Universidade de Huangshan entrevistaram 551 adultos com alto consumo de TV.
  • 61% dos participantes apresentaram critérios para vício, correlacionando solidão ao comportamento vicioso.
  • Motivações como escapismo podem intensificar o vício em maratonas de séries entre indivíduos isolados.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Pessoas com 'vício em maratonas de séries' têm maior probabilidade de se sentirem sozinhas Karolina Grabowska/Pexels

Fazer maratonas de séries pode ser um passatempo inofensivo para muita gente. Agora, cientistas apontam que o “vício” em assistir compulsivamente às suas séries favoritas pode ser um sintoma de um problema maior e estar associado à solidão.

Segundo um estudo feito por cientistas da Universidade de Huangshan, na China, algumas pessoas assistem compulsivamente a séries a ponto de desenvolverem dependência. Elas experimentam obsessão, aumento no consumo de TV e impactos negativos na vida cotidiana.


LEIA MAIS

Para entender como o vício em maratonar séries pode estar relacionado à solidão, os autores do estudo entrevistaram 551 adultos que eram grandes consumidores de TV, assistindo a séries por pelo menos 3,5 horas por dia e vendo mais de quatro episódios por semana. Eles fizeram perguntas a esses participantes para avaliar o comportamento viciante, a solidão e suas motivações para maratonar séries.

Dos participantes da pesquisa, 334 (61%) preenchiam os critérios para vício em maratonas de séries. Entre esses participantes, o aumento da solidão apresentou correlação significativa com níveis mais elevados de vício em maratonas de séries, enquanto os participantes que não preenchiam os critérios para vício não apresentaram a mesma associação.


Os cientistas teorizaram que os viciados em maratonas de séries podem ter mentalidades e motivações específicas, distintas dos participantes que também assistiam a muita TV, mas sem qualquer vício.

Ao examinarem os motivos para o vício em maratonas de séries, os cientistas encontraram uma associação entre a solidão e as motivações de escapismo e de busca por aprimoramento emocional, sugerindo que os viciados em maratonas de séries podem estar se engajando tanto na evitação de situações negativas quanto na busca por intensificar emoções positivas.


Os cientistas sugerem que indivíduos que vivenciam níveis mais altos de solidão, buscam satisfação emocional ou utilizam maratonas de séries como mecanismo de fuga têm maior probabilidade de desenvolver vício nesse tipo de atividade.

“Este estudo aprofunda nossa compreensão sobre o hábito de assistir compulsivamente a séries, diferenciando entre formas viciantes e não viciantes, demonstrando que a solidão prevê significativamente o vício em assistir compulsivamente a séries, enquanto o escapismo e a busca por satisfação emocional servem como vias duplas de regulação emocional”, dizem os autores do estudo, publicado na revista PLOS One, na quarta-feira (21).


O estudo destaca que são necessárias mais pesquisas para determinar se a solidão é a principal causa desse comportamento. Além disso, os pesquisadores analisaram apenas séries de TV e não levaram em consideração outros comportamentos problemáticos relacionados ao streaming de vídeo, como as redes sociais.

Mesmo assim, os resultados sugerem a possibilidade de que alguns indivíduos tentem lidar com o isolamento social aumentando o consumo de mídia a ponto de desenvolverem vício em maratonas de séries.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.