Internacional Vídeo dos anos 80 mostrará imagens inéditas do Titanic no fundo do mar

Vídeo dos anos 80 mostrará imagens inéditas do Titanic no fundo do mar

Cenas são da primeira expedição que foi até o navio afundado; filmagem tem mais de uma hora de material inédito

  • Internacional | Do R7

Titanic em seu eterno repouso no fundo do mar

Titanic em seu eterno repouso no fundo do mar

WHOI Archives/Woods Hole Oceanographic Institution via Reuters

Passados 110 anos, o Titanic continua despertando a curiosidade do mundo todo. Tanto é que o Woods Hole Oceanographic Institution vai lançar na noite desta quarta (15), em seu canal no YouTube, um vídeo de 80 minutos produzido em 1986 com imagens inéditas do navio que afundou no dia 14 de abril de 1912.

A expedição que o vídeo mostrará teve o comando de Robert Ballard e foi a primeira da história a visitar os destroços da embarcação. Foi a própria equipe do Woods Hole Oceanographic que descobriu a localização do Titanic — junto com uma organização oceanográfica francesa —, em 1º setembro de 1985. Menos de um ano depois, aconteceu a expedição, com o uso de um veículo operado remotamente para se aproximar do navio e entrar nele.

Leia mais: Veja 7 curiosidades sobre a tragédia do Titanic

Assista a uma prévia do vídeo:

O lançamento desse vídeo chega junto com as comemorações de 25 anos da estreia de Titanic nos cinemas. O diretor James Cameron aproveitou a ocasião e publicou um comunicado sobre o vídeo que poderá ser visto hoje: "Mais de um século depois da perda do Titanic, as histórias humanas personificadas no grande navio continuam a ressoar. Como muitos, fiquei tocado quando Alvin e Jason Jr. [ambos da equipe que fez a expedição] se aventuraram até os destroços. Ao lançar esta filmagem, a WHOI está ajudando a contar uma parte importante da história que passou por várias gerações ao redor do globo".

Cerca de 1.500 pessoas morreram no naufrágio do navio, que fazia sua viagem inaugural. O Titanic ia de Southampton, na Inglaterra, para Nova York. Atingida por um iceberg no meio do oceano Atlântico, a embarcação não resistiu e afundou. O filme de Cameron, lançado em 1997, foi um gigantesco sucesso de bilheteria e recordista de estatuetas do Oscar.

Últimas