Vídeo em que Putin anunciou invasão da Ucrânia foi gravado três dias antes, diz ONG
O Centro Forense Digital, de Montenegro, explicou que a análise dos metadados mostra que gravação ocorreu na segunda-feira (21)
Internacional|Do R7

Uma ONG dedicada a verificar a veracidade de notícias garantiu que o vídeo em que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou nesta quinta-feira (24) a invasão da Ucrânia foi gravado três dias atrás, o que confirmaria que os planos de ataque foram feitos há mais tempo.
A organização Centro Forense Digital, que é sediada em Montenegro, explicou que a análise dos metadados, uma espécie de "impressão digital", faz concluir que o vídeo veiculado hoje foi gravado na última segunda-feira (21).
"Isso confirma, de forma tradicional, que Moscou optou pela agressão muito antes e que não era sua intenção solucionar a crise pelos meios diplomáticos", indica comunicado divulgado pela ONG.
O Centro Forense Digital detalha que, no vídeo em que anuncia a invasão, Putin usa terno, camisa e gravata idênticos aos que vestia em imagens difundidas três dias atrás, quando anunciou o reconhecimento da independência de Donetsk e Lugansk, na Ucrânia.
A ONG, além disso, tornou públicos os dados do vídeo, para reforçar que a transmissão não foi realizada ao vivo, como informado na Rússia, mas, sim, que já estava previamente gravada.















