Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Vídeo: estudantes de esquerda e de direita entram em confronto em faculdade na Argentina

Imagens que circulam na internet mostram que alunos entraram em luta corporal e arremessaram objetos uns contra os outros

Internacional|Do R7


Estudantes politicamente divergentes entram em luta corporal em faculdade na Argentina
Estudantes politicamente divergentes entram em luta corporal em faculdade na Argentina

Dois grupos de estudantes politicamente divergentes da Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires entraram em confronto nesta quarta-feira (19) por causa de uma assembleia. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram que os alunos chegaram a entrar em luta corporal e arremessaram objetos uns contra os outros (assista abaixo).

Um dos grupos é de estudantes de esquerda ligados à La Cámpora, organização política que apoia o governo argentino. O outro grupo é a Franja Morada, de alunos ligados a dois partidos: a União Cívica Radical, o partido mais conservador da Argentina; e o Pro, partido do ex-presidente Mauricio Macri, que atualmente controla a prefeitura de Buenos Aires. As informações são do jornal argentino Clarín.

Os estudantes de esquerda relatam que foram barrados na assembleia, que tinha como objetivo votar sobre a reformulação do estatuto do centro acadêmico. A Franja Morada alega, por sua vez, que parte dos integrantes do grupo La Cámpora não tinha o credenciamento necessário para participar da assembleia — e resolveu agir com violência quando percebeu que o resultado da assembleia seria desfavorável ao grupo.

Um comunicado do Núcleo de Alunos da Faculdade de Direito afirma que alunos de esquerda quiseram entrar no local "à força". A nota informa que, na mesa de credenciamento, pessoas se encarregaram de verificar se os estudantes constavam dos registros oficiais fornecidos pela faculdade. Em caso afirmativo, a eles era conferido o selo de vereador.

Publicidade

"Tudo fluía normalmente até que o La Cámpora percebeu que não chegava com o número de estudantes para votar contra uma reforma que amplia direitos e moderniza o estatuto e resolveu gerar a violência que todos estamos acostumados a sofrer quando os resultados não estão ao seu alcance. Lamentamos que a violência dos grupos Kirchner tenha retornado à Faculdade de Direito", diz o texto.

A Faculdade de Direito da UBA é a mais tradicional da Argentina. Fundada nos anos 1820, a faculdade formou quase 20 presidentes do país, inclusive o atual chefe de Estado, Alberto Fernández. Ele ainda não se pronunciou sobre o ocorrido.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.