Logo R7.com
RecordPlus

Vídeo mostra surgimento de fenda de 128 km em lago congelado

Fenômeno pode ter diferentes causas, mas, em geral, está relacionado às variações bruscas na temperatura

Internacional|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Um vídeo de satélite mostra uma fenda de 128 km se formando no Lago Erie, devido a baixas temperaturas.
  • A cobertura de gelo no lago aumentou de menos de 2% para quase 85% entre 14 e 21 de janeiro.
  • As fissuras se formam devido a variações bruscas de temperatura, que causam tensões na camada de gelo.
  • O Lago Erie é mais propenso ao congelamento por ser o menos profundo entre os Grandes Lagos.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Fenda se formou em lago localizado na fronteira do Canadá com os EUA Reprodução/Instagram/@cira_csu

Um vídeo registrado por satélite captou o momento em que uma fenda de 128 km se forma na superfície congelada do Lago Erie, um dos cinco Grandes Lagos, localizado na fronteira entre Port Burwell, no Canadá, e a cidade de Cleveland, nos Estados Unidos.

O fenômeno ocorre após semanas de temperaturas baixas na região, o que resultou na formação da cobertura de gelo que há anos não era vista no lago.


LEIA MAIS

Segundo dados compilados pelo Laboratório de Pesquisa Ambiental dos Grandes Lagos, a área congelada passou de menos de 2% no dia 14 de janeiro para quase 85% no dia 21 de janeiro. No fim do mês, o índice superou 95%, algo considerado raro.

Mas, afinal, o que explicam as fendas?

O aparecimento da fissura não sinaliza o fim da onda de frio ou um congelamento mais brando. Pelo contrário, a AccuWeather destaca que o Lago Erie ainda pode atingir 100% de cobertura de gelo caso as temperaturas baixas continuem e os ventos diminuem.


As fissuras podem ter diferentes causas. Na maioria dos casos, o fenômeno está relacionado às variações bruscas na temperatura. As alterações provocam a expansão ou contração da camada de gelo, gerando tensões internas e, por consequência, a formação de rachaduras.

A superfície do Lago Erie congelou completamente três vezes desde a década de 1970. A mais recente foi registrada em fevereiro de 1996. O lago ainda se aproximou da cobertura total em 2025, 2018, 2015, 2014 e 2011.


Entre os Grandes Lagos, o Erie é o mais propenso ao congelamento por ser o menos profundo. A característica favorece um resfriamento mais rápido e uma maior formação de gelo na superfície durante a maioria dos invernos.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.