Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Viña del Mar registra saques, incêndios e confrontos no Chile

Protestos contra a realização de um dos festivais mais tradicionais da América Latina estão relacionado às manifestações de outubro

Internacional|Da EFE

Concessionária de carros é destruída em Viña del Mar, no Chile
Concessionária de carros é destruída em Viña del Mar, no Chile Concessionária de carros é destruída em Viña del Mar, no Chile

Um protesto nas proximidades de onde se realiza o Festival Internacional de Viña del Mar, no Chile, um dos mais importantes da América Latina, terminou em confronto entre manifestantes e agentes das forças de segurança, neste domingo (23).

Leia mais: 4 pontos para entender os protestos no Chile

Um grande grupo se concentrou para questionar a realização do evento, diante da crise social que atravessa o país, que está em convulsão social desde outubro do ano passado. Em pouco tempo, a tropa de choque da polícia local começou a lançar água e gás lacrimogêneo para dispersar os ativistas.

"Estamos manifestando nossa total contrariedade a uma festa que é um circo, que segue dando de comer a alguns poucos", afirmou à Agência Efe Andrés Marambio, gestor cultural e um dos manifestantes presentes no local.

Publicidade

A advogada especializada em direitos humados Paula Arriagada, que também foi ao protestos, afirmou que o protesto contra o evento é porque se acredita que a realização se dá para mostrar ao mundo uma imagem de normalidade do país.

Carros incendiados em frente ao tradicional Hotel O'Higgins
Carros incendiados em frente ao tradicional Hotel O'Higgins Carros incendiados em frente ao tradicional Hotel O'Higgins

"Hoje, o Chile está paralisado por completo. Estamos em convulsão social e uma crise profunda, que a classe política não consegue resolver, a não ser, se empenhando para reprimir as manifestações", lamentou a ativista.

Publicidade

Os confrontos mais violentos aconteceram muito próximo a Quinta Vergara, onde acontece o festival. No local, manifestantes queimaram carros, fizeram barricadas e lançaram pedras contra o icônico Hotel O'Higgins.

O estabelecimento, onde se hospedem jornalistas, espectadores e pessoas que trabalham no evento, acabou sendo evacuado, segundo os próprios administradores afirmaram à imprensa local.

Publicidade

O Festival de Viña del Mar seria aberto às 21h15 (hora local e de Brasília), com apresentação de Ricky Martin, a principal estrela da primeira das seis noites. O festival com o slogan "Chile justo, diverso e inclusivo", atrasou, mas começou.

Aumento da passagem

Chile vive desde de outubro de 2019 sua crise mais grave desde o fim da ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990), com 34 mortos e milhares de feridos, além disso graves acusações das forças segurança de violações de direitos humanos.

A série de protestos começaram após o aumento das tarifas de transporte público, mas se converteram em uma revolta por um modelo econômico mais justo, que registou episodios de violencia extrema con saques, incêndios e destruição do mobiliário público.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.