Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Volodmir Zelenski classifica como 'decisão histórica' mandado de prisão a Vladimir Putin

Presidente da Ucrânia afirmou que a deportação de milhares de crianças passou pelo conhecimento do mandatário russo

Internacional|

Presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, durante discurso
Presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, durante discurso Presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, durante discurso

O presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, classificou nesta sexta-feira (17) como "decisão histórica" o mandado de captura do mandatário russo, Vladimir Putin, emitido pelo TPI (Tribunal Penal Internacional) por suposta responsabilidade pela deportação ilegal e transferência de crianças ucranianas para a Rússia.

"Esta é uma decisão histórica, a partir da qual começará a responsabilidade histórica", disse Zelenski no habitual discurso noturno.

O TPI emitiu nesta sexta-feira um mandado de captura contra Putin como "suposto responsável" pela deportação ilegal de crianças ucranianas e a transferência delas de áreas ocupadas na Ucrânia para a Rússia, o que equivale a um crime de guerra de acordo com o tratado do tribunal, o Estatuto de Roma.

A câmara de pré-julgamento do TPI também emitiu um segundo mandado de captura contra a política russa Maria Lvova-Belova, comissária presidencial russa para os direitos das crianças, com a mesma acusação.

Publicidade

"Hoje temos uma decisão fundamental da justiça internacional. Em um caso que tem uma perspectiva real. O chefe do Estado terrorista e outra funcionária russa tornaram-se oficialmente suspeitos de um crime de guerra. A deportação de crianças ucranianas, a transferência ilegal de milhares dos nossos filhos para o território do Estado terrorista", acrescentou Zelenski.

Segundo o mandatário ucraniano, mais de 16 mil casos de deportação forçada de crianças ucranianas pela Rússia foram registrados em processos criminais investigados por agentes da lei, mas "o número real e completo de deportados pode ser muito superior".

Publicidade

"Seria impossível cometer uma tal operação criminosa sem a ordem do líder máximo do Estado terrorista. Separar as crianças das suas famílias, privando-as de qualquer oportunidade de contatar os seus familiares, escondendo crianças no território da Rússia e mandando-as para regiões remotas – tudo isto é uma política estatal óbvia da Rússia, decisões estatais e o mal do Estado. Isso começa precisamente com o mais alto funcionário deste Estado", insistiu Zelenski.

O presidente ucraniano agradeceu à equipe do procurador do TPI, Karim Khan, e ao Tribunal "pela integridade e vontade de trazer realmente os culpados à justiça".

Publicidade

Leia também

Até agora, segundo Zelenski, foi possível devolver pouco mais de 300 crianças de todas aquelas que foram levadas à força.

"É óbvio que continuaremos a fazer tudo o que estiver ao nosso alcance. Devolver todos os ucranianos, todas as mulheres ucranianas, todos os nossos filhos. E pela verdadeira responsabilização de todos os responsáveis por esta deportação, desde o chefe do Estado terrorista até todos os executores", afirmou.

No pedido de mandado de captura para Putin, Khan identificou a deportação à Rússia de "pelo menos centenas de crianças retiradas de orfanatos e lares de acolhimento infantil" no contexto dos "atos de agressão" do Exército russo contra a Ucrânia.

MiG-29 entregues à Ucrânia decolam na vertical e passam de 2.400 km/h

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.