Logo R7.com
RecordPlus

‘Volta da União Soviética’ não está nos planos de Vladimir Putin

Porta-voz do Kremlin fez a afirmação em resposta às acusações da União Europeia

Internacional|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Chanceler alemão acusa Rússia de querer restaurar a União Soviética.
  • Porta-voz do Kremlin nega os planos de Putin, considerando-os impossíveis.
  • Professor acredita que Putin busca retomar o Império Russo, não a União Soviética.
  • Putin afirma que a Rússia não deseja guerra com a OTAN, apesar de ações provocativas no espaço aéreo e submarino.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A União Soviética irá retornar. Está é a acusação feita nesta segunda (8) pelo chanceler alemão, que afirmou acreditar na necessidade da Europa em defender-se das claras intenções russas de atacar a Aliança Militar e dos planos de Putin em trazer de volta o antigo conglomerado de países socialistas. Em resposta, um porta-voz do Kremlin deixou claro que os objetivos do presidente russo não são esses.

O representante afirmou que essa realidade seria impossível e que o próprio Putin já havia dito isso. O porta-voz ainda disse que preparar um ataque contra a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) é uma completa estupidez e que o presidente também já afirmou que a ação seria insensata para a Rússia devido à superioridade militar convencional da Otan.


Em entrevista ao Conexão Record News desta terça (9), o pesquisador de Harvard e professor de relações internacionais da Universidade Federal Fluminense Vitelio Brustolin, julgou que as afirmações fazem sentido em parte, uma vez que Putin não é comunista, mas sim capitalista, “Às vezes choca as pessoas que não sabem disso, mas é verdade. O Putin inclusive já chegou a afirmar que quem não amava a União Soviética não tinha coração, mas quem quer a União Soviética de volta não tem cérebro”, entretanto o objetivo do político seria retomar o Império Russo que existia antes da União Soviética.

O professor apontou que este é um desejo que Putin já havia comentado várias vezes e lembra como o líder também já disse que a dissolução da União Soviética foi a “maior catástrofe geopolítica do século 20”. Ele finaliza com a reflexão “O Putin está dizendo que a Rússia não quer guerra com a Otan. Mas ele também disse que não ia invadir a Ucrânia. Nesse momento é a Rússia que invade o espaço aéreo de países da Otan e rompe cabos submarinos cortando a internet de países. Se a Rússia não quer guerra, por que ela está provocando?

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.