Aeroporto espanhol segue afetada por erupção
Desiree Martin/AFP - 25.09.2021O aeroporto da ilha espanhola de La Palma foi reaberto neste domingo (26), embora os voos permaneçam cancelados depois que o vulcão continuou a lançar lava e a lançar nuvens de cinzas nos arredores uma semana após entrar em erupção.
Especialistas disseram neste domingo que há atualmente dois fluxos de lava ativos, um rápido para o norte e outro mais lento para o sul.
"Temos um fluxo para o norte que está se movendo rapidamente... essa lava vem de áreas mais internas da cratera e sua temperatura é de cerca de 1.250 graus [Celsius]", disse Miguel Angel Morcuende, diretor do comitê de resposta a vulcões, o Pevolca, em coletiva de imprensa neste domingo.
Imagens de drones mostraram um rio rápido de lava incandescente descendo as encostas da cratera, passando perto das casas, e também faixas de terra e edifícios encurralados por uma massa negra de lava lenta.
Morcuende disse que as pessoas evacuadas de Tacande de Arriba, Tacande de Abajo e Tajuya poderão voltar para suas casas.
A operadora de aeroportos da Espanha, Aena, disse que o aeroporto foi reaberto depois que as equipes retiraram as cinzas da pista. Mas a Binter, companhia aérea das Ilhas Canárias, disse que manterá os voos cancelados no dia de hoje por causa das condições.
Copyright © Thomson Reuters.