Xi chama Trump de amigo e diz que ninguém quer quebra de relações
Apesar de tensão nas negociações comerciais, presidente da China garante que nenhum dos lados quer deixar parceria e trocas comerciais
Internacional|Da EFE
O presidente da China, Xi Jinping, afirmou nesta sexta-feira (7) que, apesar das tensões comerciais com o governo americano, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é seu amigo e nenhum dos dois países está interessado na ruptura "total" das relações.
"Apesar das nossas discussões comerciais, há uma relação muito próxima entre China e Estados Unidos. Temos uma enorme troca comercial e é difícil imaginar uma ruptura total", disse Xi em discurso no plenário do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, na Rússia.
Leia também
O líder chinês, que participa do evento na qualidade de convidado de honra, afirmou que a China não está interessada em uma separação drástica e que "os parceiros americanos também não estão".
As declarações são feitas no meio de novas tensões entre os dois governos por causa do veto americano à empresa de telecomunicações Huawei, um novo capítulo na guerra comercial aberta pelos EUA.
A disputa comercial entre as duas potências começou no ano passado e aumentou no início de maio, quando os EUA aumentaram para 25% as tarifas sobre US$ 200 bilhões em produtos importados da China. Como represália, o governo chinês anunciou a imposição de uma taxa de 25% a US$ 60 bilhões em produtos americanos.
Além disso, Trump vetou a Huawei através de um decreto sob acusações de espionagem industrial e por ser um "instrumento" da China, o que gerou preocupação no mundo todo sobre como a medida vai afetar os produtos da marca chinesa.